O Capelobo da Encruzilhada

 Lúcio Alves Oliveira

Existem várias versões relacionadas as visagens do Capelobo, em diversos lugares do Brasil. Em Araguatins não é diferente. No povoado da Água Roxa haviam várias ocorrências incluindo a aparição de um monstro cabeludo assombrando as famílias da localidade.

O senhor Lúcio começa dizendo:

– As mulheres e moças não tinham mais coragem sequer de ir à missa ou ao culto, à noite, com medo de serem atacadas pela criatura.

– Certa noite, ao cavalgar pela estrada a caminho de sua casa, um homem destemido que não se deixava amedrontar pelas histórias contadas no povoado da Água Roxa, seguia seu destino quando avistou ao longe na encruzilhada, um vulto estranho. Não conseguindo distinguir se o que via era um homem ou um cachorro, pois tal criatura hora deitava se rolando pelo chão, hora se levantava fazendo movimentos brutos como se estivesse rasgando alguma coisa.

– Imaginando que talvez aquela criatura estivesse precisando de ajuda, o homem puxou a rédea do cavalo diminuindo suas passadas, e aos poucos foi se aproximando com os olhos fitados naquela criatura que sem perceber a aproximação do cavaleiro, foi então surpreendido ao escutar:

– Vire-se ou eu atiro.

– A Criatura assustada se virou de uma só vez suplicando:

– Por favor, compadre, não atire. Sou eu!

– Ouvindo isto o homem que estava a cavalo fitando bem os olhos na face da criatura, reconheceu os traços do seu compadre, que apesar de ter pelos no corpo todo, conservava o mesmo semblante e olhar, há!! Quem não conhecesse aquele olhar!

– O compadre embora bastante surpreso não atirasse, tempos depois na mesma encruzilhada o capelobo não teve a mesma sorte.

Realização:
Equipe:

Lucinalva Ferreira, Davino Pereira Lima Júnior, Osmar Dantas, Agna da Silva Gomes Santos, Sirleide Lopes Martins Dantas, Laiany Paulino de Queiroz, Vitória Maria Tavares Lima,  Luemily Karine Saraiva de Sousa, Juliana Déborah Oliveira da Silva, Laila Jaqueline Santos Claudiano, Ana Paula Oliveira Borges, Andressa Silvino de Sousa, Letticya Silvestre Carvalho.