A Boiuna

Por Lúcio Alves Oliveira 

Eu cresci ouvindo as histórias do meu avô, canoeiro, acostumado a descer e subir as correntezas do rio Araguaia, mesmo não acreditando nos relatos daqueles que juravam ter visto a Boiuna lá para as bandas da ilha do Muricizal. Sem falar nos relatos de
ataques feitos pela Boiuna às embarcações que transportavam animais silvestres, caças, e melancias.


Assim começou a narrativa:


Dizem que naquele tempo, a Boiúna carregava tudo, sem fazer mal a tripulação ou afundar a embarcação. Mas, nos dias de hoje, ela vive enfurecida. Naquela tarde, quando o sol no horizonte começava a beijar as águas do rio Araguaia, meu avô e eu remávamos próxima a cidade de São Domingo no Pará, quando de repente a uns cem metros avistamos uma serra comprida, cheia de ondulações.


Chegando mais perto, vimos que não era uma serra, mas uma enorme serpente, a famosa Boiúna que repousava parte de seu corpo numa ilha, enquanto sua cabeça tocava malmente o barranco do rio. Ao perceber o que estava à nossa frente, deixamos que a correnteza arrastasse a canoa no remanso silencioso do rio Araguaia, até que retomados do espanto começamos a remar em direção a cidade de Araguatins no Tocantins.


Horas depois a noite caiu de vez, e ficamos iluminados apenas pelo clarão da lua e fomos seguindo rio abaixo. Passamos pelo temido Travessão até que esbarramos em um tronco grosso que boiava na água impedindo a canoa de seguir viagem. Vovô depois de cutucar o tronco com o remo sentou se na canoa esmorecido e disse:
 – Meu filho! Isso não é um pau, mas a ponta do rabo da Boiúna.

O vovô ficou em pé na canoa, fez um gesto pedindo silêncio, pegou o remo,

empurrou o rabo da serpente para baixo e pediu que eu remasse para que a canoa passasse por cima, e seguíssemos em frente rumo ao Cais do Porto.


Acredite! Isso não é história de pescador.

Realização:
Equipe:

Lucinalva Ferreira, Davino Pereira Lima Júnior, Osmar Dantas, Agna da Silva Gomes Santos, Sirleide Lopes Martins Dantas, Laiany Paulino de Queiroz, Vitória Maria Tavares Lima,  Luemily Karine Saraiva de Sousa, Juliana Déborah Oliveira da Silva, Laila Jaqueline Santos Claudiano, Ana Paula Oliveira Borges, Andressa Silvino de Sousa, Letticya Silvestre Carvalho.